Maria chorando
 

 

VIERAM CEDO

(Lc 24, 1)

 

“No primeiro dia da semana, muito cedo ainda, elas foram à tumba, levando os aromas que tinham preparado”.

 

As piedosas mulheres não se deram por satisfeitas de terem assistido à morte de Jesus Cristo. O amor leva-as a fazerem mais. Querendo embalsamar o corpo de seu divino Mestre, tiveram de comprar aromas, sinal de que não já os possuíam para fins vaidosos. Compraram-nos, ainda que soubessem que José e Nicodemos já tinham embalsamado a Jesus. Visaram só o próprio dever, não o que foi feito por outros. Será que agimos assim?

Vieram muito cedo, porque o amor as impelia. Somos também ativos quando se trata da honra de Deus?

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: Quem ama não cruza os braços.

 

Quem ama verdadeiramente a Jesus Cristo não cruza os braços, mas busca-o com zelo, amor e dedicação “muito cedo”, isto é, não deixa para depois... na velhice, porque poderá ser tarde:  “Procurai a Deus enquanto pode ser achado, invocai-o enquanto está perto. Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem mau os seus pensamentos, e volte para Senhor, pois terá compaixão dele, e para o nosso Deus, porque é rico em perdão” (Is 55, 6-7).

 

2.ª mensagem: Cumprir o dever com fidelidade.

 

As mulheres piedosas compraram aromas para embalsamar o corpo de Jesus, mesmo sabendo que José e Nicodemos já o haviam embalsamado. Não se acomodaram nem “escoraram” neles, mas cumpriram o dever com fidelidade. Milhares de pessoas não cumprem o dever e não progridem na vida porque vivem à sombra do próximo: “Alegra-te pelo fato de não te ser mais facultativo aquilo que somente para teu prejuízo poderia ser” (Santo Agostinho).

 

3.ª mensagem: O verdadeiro amor nos impele.

 

O amor a Deus nos “empurra” em busca de boas ações. As mulheres piedosas e desejosas de boas ações não ficaram acomodadas em suas casas... amavam muito o Senhor... foram ao sepulcro para cuidar do corpo d’Ele: “Se permaneceres no bem, a tristeza se afastará de ti; se perseveras na justiça, a tristeza não te assaltará. Nem a peste nem a morte causarão terror, se viveres bem e piedosamente”(Santo Isidoro de Sevilha).

 

4.ª mensagem: Buscar a Cristo Jesus sem medo.

 

Para encontrar a Jesus Cristo é preciso buscá-lo enfrentando, sem medo, todos os obstáculos. As mulheres foram ao sepulcro quando ainda estava escuro... sem medo dos judeus e soldados: “Homem valente é aquele em quem a coragem acaba por prevalecer sobre o medo” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

 

5.ª mensagem: Não deixar para depois.

 

As mulheres piedosas, cheias de amor por Jesus Cristo, não esperaram o dia amanhecer, mas enfrentaram a escuridão para irem ao sepulcro. Quem se apaixona pelo Salvador não vive preguiçosamente na vida espiritual, mas faz progresso no caminho da luz enquanto é tempo:  “No caminho da perfeição; não ir adiante é recuar; e não ir ganhando é ir perdendo” (São João da Cruz).

 

6.ª mensagem: Zelo pelo Santíssimo Corpo de Jesus Cristo.

 

As mulheres foram bem cedo ao sepulcro para embalsamar o corpo de Jesus Cristo... zelo e amor pelo Senhor.  Quem ama a Jesus Cristo respeita o Adorável Corpo do Senhor (Santíssima Eucaristia): “Amemos, pois, a Nosso Senhor que tanto nos amou e que nos ama tão ternamente em seu divino Sacramento; dediquemos, cuidadosamente, à Vida Divina de seu Amor, alguns momentos preciosos, sem nos deixar levar e absolver demais por tudo o que nos rodeia” (São Pedro Julião Eymard).

 

7.ª mensagem: Trabalhar para Deus sem nos poupar.

 

As piedosas mulheres levantaram cedo ou nem dormiram naquela noite... não se pouparam. Quem ama a Deus de todo o coração encontra proteção, refúgio e consolo somente n’Ele... não se poupa, mas se consome pelo Senhor:  “Deus ama a quem dá com alegria” (2 Cor 9, 7).

 

8.ª mensagem: Oferecer o melhor para Nosso Senhor.

 

As mulheres não foram de mãos vazias ao sepulcro; mas sim, levaram aromas para embalsamar o corpo de Jesus Cristo. Nosso Salvador merece o melhor, porque deu a vida para nos salvar: “Todo o luxo, majestade e beleza me parecem pouco. – E contra os que atacam a riqueza dos vasos sagrados, paramentos e retábulos, ouve-se o louvor de Jesus: uma boa obra fez para comigo” (São Josemaría Escrivá).

 

9.ª mensagem: Quem ama a Deus não escolhe horário.

 

Não devemos escolher horário para trabalhar para a glória de Deus... fazer progresso espiritual e agradá-lo. As mulheres foram bem cedo, não esperaram amanhecer: “Se puderdes fazer algum bem não deixes para mais tarde” (São Policarpo).

 

10.ª mensagem: “Embalsamar” a nossa alma.

 

As mulheres foram ao sepulcro para embalsamar o corpo de Jesus. Imitemos o bom exemplo dessas mulheres e “embalsamemos” a nossa alma com o perfume das virtudes. Deixemos o “sepulcro” do pecado e perfumemos a nossa alma com os melhores “aromas”: “Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor” (Fl 4, 8).

 

OBS: Essa pregação não está concluída; assim que “surgirem” novas mensagens as acrescentaremos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 28 de abril de 2017

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Frei Pedro Sinzig, Breves meditações para todos os dias do ano

Santo Agostinho, Epístola 127

Santo Isidoro de Sevilha, Escritos

Dom Rafael Llano Cifuentes, Escritos

São João da Cruz, Obras Completas

São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 5

São Josemaría Escrivá, Caminho, n° 527

São Policarpo, Carta aos Filipenses

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Vieram cedo”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_089.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição