AVE MARIA PURÍSSIMA

 

Ave Maria puríssima!

Virgem Imaculada, querida e amada pelo Deus Onipotente desde toda a eternidade, livrai-nos das armadilhas do mundo e do demônio: “Ó Virgem toda branca! Ó vitoriosa do demônio! Ó Rainha potentíssima do céu! Volta para o meio de nós, e com o perfume da tua pureza atrai as almas para fora do vício, e sobre o mundo purificado faze resplandecer o belo sol de Deus!” (Pe. João Colombo).

 

Ave Maria puríssima!

Que nem por um instante foi escrava de Satanás: “Ó Maria, Virgem puríssima e Mãe fecundíssima... desde toda a eternidade, estáveis presente ao olhar divino... Na verdade, estáveis presente a Deus antes da criação, como depois de serdes criada” (Santa Brígida da Suécia, As Meditações Celestes).

 

Ave Maria puríssima!

Modelo perfeito de pureza: “Ó Maria, és santa de corpo e de espírito. De modo todo especial, podeis dizer: ‘a minha conversação está nos céus’... Sois o jardim fechado, a fonte selada, o templo do Senhor, o santuário do Espírito Santo!” (São Bernardo de Claraval, De aquaeductu 9, 5).

 

Ave Maria puríssima!

Portadora do Deus Altíssimo: “Ave, cheia de graça, o Senhor está convosco! Não só está convosco Deus Filho a quem dais vosso sangue, mas também Deus Espírito Santo, por obra do qual concebestes, e Deus Pai que, desde a eternidade, gerou quem concebestes” (Idem, Super Missus).

 

Ave Maria puríssima!

Preservada de qualquer sombra de culpa: “Salve, Maria, criatura mais preciosa da criação; salve, Maria, puríssima pomba; salve, Maria, lâmpada inextinguível; salve, porque de ti nasceu o sol da Justiça!” (São Cirilo de Alexandria, Discurso pronunciado no Concílio de Éfeso).

 

Ave Maria puríssima!

Única criatura santa e imaculada no sentido pleno e absoluto: “Tua pureza fica salva no anúncio sobre tua prole; tua virgindade encontra segurança no nome de teu filho, e assim permaneces honesta e íntegra depois do parto” (Santo Ildefonso de Toledo, A virgindade perpétua de Santa Maria).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 23 de junho de 2007

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Ave Maria puríssima”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/nossa_senhora/grandezas_maria_s/g_maria_002.htm