QUEM É ESTA?

 

Quem é esta?

Esta Belíssima Senhora é a Virgem Maria: “A Virgem Maria é a Senhora cheia de graça e de virtudes, concebida sem pecado, que é Mãe de Deus e Mãe nossa, e está no céu em corpo e alma” (Pe. Leo J. Trese, A fé explicada).

 

Quem é esta?

Esta Puríssima Senhora e a Mãe de Deus: “Maria Santíssima é Mãe de Deus, porque é Mãe de Jesus Cristo, que é verdadeiro Deus” (São Pio X, Catecismo Maior, Parte I, capítulo IV).

 

Quem é esta?

Esta Castíssima Senhora é esposa do Espírito Santo: “O Espírito Santo descerá sobre vós – disse o Anjo – e este precioso bálsamo se derrama em vós com tal profusão, que de vós transborda por toda a terra” (São Bernardo de Claraval, De aquaeductu  9, 5).

 

Quem é esta?

Esta Dulcíssima Senhora é filha de São Joaquim e Santa Ana: “Ó casal feliz, Joaquim e Ana! A vós toda a criação se sente obrigada. Pois por vós ofereceu a mais valiosa dádiva das dádivas ao Criador, a mãe pura, única digna do Criador” (Dos Sermões de São João Damasceno).

 

Quem é esta?

Esta é a Disponível Senhora que serviu Santa Isabel por três meses:  “Maria pôs-se a caminho com presteza, com alegria, para a casa de Zacarias e de Isabel, que viviam numa pequena cidade da zona montanhosa da Judéia, na região alta próxima de Jerusalém... Entrou Maria em casa de Isabel e saudou-a. A sua prima iluminou o rosto, e mal ouviu a saudação de Maria ficou cheia do Espírito Santo” (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

 

Quem é esta?

Esta é a Zelosa Senhora que fugiu para o Egito, levando nos braços o Menino Jesus, para O livrar da fúria do ímpio Herodes: “José, tendo recebido a ordem do Anjo, obedece logo, sem demora, e avisa a sua santa esposa. Ajunta a pouca ferramenta que podia carregar, a fim de exercer o seu ofício no Egito e deste modo sustentar a sua pobre família. – Maria, por seu lado, faz uma pequena trouxa dos paninhos, ao uso do divino Menino. Depois entra na pobre morada, ajoelha junto ao berço de seu tenro Filhinho, beija-lhe os pés, e derramando lágrimas de ternura, lhe diz: Ó meu Filho e meu Deus, acabas de nascer e de vir ao mundo para salvar os homens e já os homens vêm procurar-te para te matarem!” (Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações).

 

Quem é esta?

Esta é a Fiel Senhora, que teve mais fé que todos os homens e anjos: “Via o seu Filho no presépio de Belém, e cria que Ele era o Criador do mundo. Via-O fugir de Herodes, e não deixava de crer que era o Rei dos reis. Via-O nascer, e O cria eterno. Via-O pobre e necessitado de alimento, e O cria Senhor do universo; deitado sobre a palha, e O cria onipotente. Observava que não falava, e cria que era a Sabedoria infinita. Ouvia-O chorar, e cria que era alegria do paraíso. Via-O finalmente, na morte vilipendiado e crucificado, e bem que nos outros vacilasse a fé, Maria estava firme em crer que Ele era Deus” (Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações).

 

Quem é esta?

Esta é a Boníssima Senhora que cuidou carinhosamente do Menino Jesus em uma pobre casa no Egito: “Jesus quis passar a sua infância no Egito, a fim de levar uma vida mais dura e desprezada... Foi naquela casa que Maria desabituou o Menino Jesus de alimentar-se só com o leite e começou a alimentá-lO com suas próprias mãos. Põe o Filho no colo, toma da tigelinha um pouco de pão amolecido em água e põe-Lhe na sagrada boca” (Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações).

 

Quem é esta?

Está é a Amabilíssima Senhora que fez a roupinha para o Menino Jesus: “Naquela casa faz Maria para seu Filhinho a primeira roupinha, e chegado o tempo de lhe tirar as faixas, começa a vesti-lo. Naquela mesma casa ainda começa Jesus a dar os primeiros passos e a falar” (Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 26 de junho de 2007

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Quem é esta?”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/nossa_senhora/grandezas_maria_s/g_maria_004.htm