Ó RAINHA DOS MÁRTIRES

 

Ó Rainha dos mártires!

Fortalecei-nos, para que suportemos com paciência as cruzes de cada dia sem nos desesperarmos: “Destinara-a para ser a Rainha dos mártires e em tudo semelhante a seu Filho. Devia por isso sofrer continuamente e ter sempre diante dos olhos as penas que a esperavam. E elas eram a Paixão e morte de seu amado Filho” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Ó Rainha dos mártires!

Que nenhuma notícia negativa seja motivo para nos desanimar, mas que a abracemos pacificamente: “Maria recebeu com suma paz a profecia sobre a morte do Filho, e continuou a sofrer em paz. Mas, vendo sempre diante dos olhos aquele amável Filho, que dor padeceria então continuamente!” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Ó Rainha dos mártires!

Que as cruzes de cada dia, pequenas e grandes, nos levem a aproximarmos mais de Nosso Senhor: “Ah! Filho meu, aperto-te em meus braços, porque és muito querido. Porém, quanto mais me és querido, mais te tornas para mim um ramalhete de mirra e de dores, ao lembrar-me de tuas penas” (Abade Roberto).

 

Ó Rainha dos mártires!

Enchei o nosso pobre coração do verdadeiro amor para com Nosso Senhor; e assim, continuaremos a nossa caminhada rumo à eternidade feliz, mesmo quando o caminho se tornar difícil: “Com o aumento do amor, mais aumentava também a dor, à só lembrança de perder esse Filho por uma tão cruel morte. E quanto mais se avizinhava o tempo da Paixão, mais cruelmente a espada, predita por Simeão, atravessava o coração materno de Maria” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Ó Rainha dos mártires!

Dai-nos a paciência para suportarmos as inúmeras dificuldades da vida sem jamais esmorecermos. Que sejamos pacientes, mesmo se as lágrimas escorram em nossas faces: “Ferida pelo caçador, aonde vai, leva a corça consigo a sua dor, carregando no corpo a seta cruel. Assim também Maria, depois do funesto vaticínio de São Simeão, levou consigo a dor, que consistia na contínua memória da Paixão do Filho” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Ó Rainha dos mártires!

Dai-nos coragem, caso tenhamos que suportar desprezos para permanecermos fiéis a Nosso Senhor: “Que pesar para o coração de Maria ao ouvir a intimação do cruel exílio, ao qual ela e o Filho eram condenados! Foge dos teus para os estranhos, do templo do verdadeiro Deus para a terra dos ídolos!” (Santo Alberto Magno).

 

Ó Rainha dos mártires!

Que soframos com alegria e amor as tribulações que surgirem em nosso caminho: “Da Judéia ao Egito era muito longe a jornada... era o caminho desconhecido e péssimo, cortado de carrascais e pouco freqüentado. Estava-se no inverno e a Sagrada Família teve de viajar debaixo de aguaceiros, neves e ventos, por estradas alagadas e lamacentas. Quinze anos tinha então Maria; era uma donzela delicada, nada afeita a semelhantes viagens” (Boaventura Barrádio).

 

Ó Rainha dos mártires!

Que a pobreza material não nos desanime de buscar a Jesus; pelo contrário, que O busquemos com mais afinco, porque Ele é a Riqueza Infinita: “No Egito sofreram extrema pobreza, durante os sete anos que permaneceram escondidos” (Santo Antonino).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 28 de junho de 2007

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Ó Rainha dos mártires”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/nossa_senhora/grandezas_maria_s/g_maria_005.htm