Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

003

(Às Religiosas do Instituto Missionário das Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, Jaraguá-GO, em 29 de janeiro de 1996, às 21:00 h.)

 

Aproveitar bem o tempo

 

Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens... (Gl 6, 10).

 

Caríssimas Irmãs, uma religiosa deve aproveitar bem o tempo para progredir na santidade.

O tempo é o maior tesouro da terra, porque com ele adquirimos o Céu, se for bem empregado. O tempo é uma graça para aquelas pessoas que o aproveitam para crescerem na santidade, mas é também uma desgraça para aquelas que o jogam fora, desperdiçando-o com as vaidades e loucuras do mundo.

O tempo bem empregado pode nos levar ao céu, sendo que mal empregado pode nos levar ao inferno, por isso que São Bernardo de Claraval diz: O tempo vale o quanto vale Deus.

Tempo breve, e tempo precioso. Cada segundo, cada minuto, cada hora, cada dia, cada ano que passa, a nossa vida fica mais breve, e esse tempo que passou nunca mais voltará, e sabemos muito bem que Deus é misericordioso, mas também é justo, e pedirá conta de cada segundo mal empregado: Se na hora da conta te há de pesar de não teres empregado este tempo no serviço de Deus, porque o não ordenas e empregas agora como o quererias ter feito quando estiveres a morrer? (São João da Cruz).

Esse tempo que Deus nos concede durante a nossa vida é muito precioso, com ele podemos comprar a felicidade eterna ou a desgraça eterna, a decisão é nossa. Que prestação de conta terrível daremos a Deus na hora da nossa morte, principalmente aquele que o usou para o mal ou simplesmente o deixou passar em vão.

O tempo é realmente a maior mina de ouro, que bem explorada nos dará o Céu; quanta responsabilidade para nós católicos em relação ao uso do tempo. Que dirão a Deus aquelas pessoas que desperdiçam o tempo passando horas e horas diante da televisão, nas portas dos bares, nas portas das casas... que julgamento terrível! Ai dessas pessoas. Será que fazemos parte desse grupo?

Façamos o bem agora, porque depois da morte ninguém mais poderá fazê-lo. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Seja uma católica sábia, faça o bem enquanto é tempo: Ajuntai para vós tesouros no céu... (Mt 6, 20), não sejam estúpidas, jogando fora uma pérola tão preciosa que é o tempo: O demônio, o mundo e a carne, quando queremos aproveitar o tempo e fazer alguma coisa para o céu, nos gritam: Deixa para amanhã, e assim nos ilude até a morte(Mons. Ascânio Brandão).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Aproveitar bem o tempo”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_003.asp

 

Escolher outros Temas