Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

009

(Aos membros do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, Jaraguá-GO, em 03 de março de 1996, às 20:00 h.)

 

O fogo do inferno

 

Quem de nós poderá permanecer perto deste fogo devorador? Quem de nós poderá permanecer perto das chamas eternas (Is 33, 14).

 

A pena que mais atormenta os sentidos do condenado, é o fogo do inferno, que afeta o tato. Por isso o Senhor faz dele menção especial no Juízo: “Apartai-vos de mim, malditos para o fogo eterno (Mt 25, 41) (Santo Afonso Maria de Ligório).

Aqui na terra, a pena do fogo é a maior de todas, mas não podemos nem comparar o fogo daqui com o fogo eterno do inferno: O fogo da terra comparado com o fogo do inferno, parece apenas um fogo pintado (Santo Agostinho). E são Vicente Ferrer acrescenta: O nosso fogo comparado ao do inferno é um fogo frio.

Cada católico deve, diante dessas afirmações, fazer um sério exame de consciência, principalmente aquele que vive no pecado mortal ou então o que busca uma vida fácil e sem sacrifício, porque, é bem melhor sofrer agora, do que sofrer eternamente no fogo terrível do inferno: A razão dessa diferença, é que o nosso fogo foi criado para nossa utilidade, ao passo que o fogo do inferno foi criado por Deus expressamente para atormentar (Santo Afonso Maria de Ligório). Também o profeta Jeremias diz: Aquele fogo é um fogo vingador aceso pela cólera de Deus (Jr 15, 14).

O condenado ao inferno irá não somente para o fogo, mas para dentro do fogo: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno (Mt 25, 41). Você já parou para pensar nessa possibilidade, caso venha morrer no pecado mortal? O desgraçado será envolvido pelo fogo como a lenha na fornalha (Santo Afonso Maria de Ligório), e também: Todos os sofrimentos deste mundo não passam de uma sombra das penas do inferno (São João Crisóstomo).

Quem for para o inferno jamais sairá daquele lugar de tormento. Vale a pena enfrentar todas as dificuldades para não cair naquele fogo eterno.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O fogo do inferno”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_009.asp

 

Escolher outros Temas