Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

018

(Aos participantes do Santo Calvário no Terminal Rodoviário “Josias Moreira Braga”, Anápolis-GO, em 06 de abril de 1998, segunda-feira, às 20:00 h.)

 

Perseverança

 

Em Mt 10, 22 diz: Aquele que perseverar até o fim será salvo.

 

É importante lembrar de que Jesus não fala em a perseverança pela metade, mas até o fim; para nos ensinar que entrará no céu, somente aquele que morrer lutando, isto é, que carregar a sua cruz até na hora da morte.

São Jerônimo diz: Muitos começam bem, mas poucos são os que perseveram, e o Bem-venturado Josemaría Escrivá diz: Começar é de todos, perseverar só dos Santos.

Os Santos alcançaram a santidade, porque eram pessoas de resolução, não desanimavam diante dos obstáculos e dificuldades, pelo contrário, viam nelas motivos para perseverarem no trabalho para a glória de Deus.

Sabemos que de nada vale ter sido santo por longo tempo, se no fim da vida se morre no pecado mortal e longe de Deus.

Sem a perseverança não existe salvação. Jesus diz que se salvará, quem perseverar até o fim, portanto, quem parar na metade do caminho irá para o inferno. O inferno é o berço dos desanimados e preguiçosos, daqueles que arranjam mil desculpas para não trabalharem com fortaleza para o bem das almas.

A perseverança só agrada a Deus quando é praticada para a Sua glória e para a salvação das almas. Muitos chegam até o fim, mas vão pelo caminho errado, pelo caminho do pecado.

Muitas pessoas abandonam o caminho da perseverança só para fugir da cruz, deixam as virtudes de lado para adorar o ídolo do comodismo e da vida fácil. Na hora da morte, ninguém se arrependerá de ter perseverado no bem.

O inconstante é como uma nuvem vazia que o vento leva de um lado para o outro, ou como um caniço que se inclina de um lado para o outro até encostar no chão.

O inconstantes está sempre balançando de um lado para o outro, hoje adora a Deus, amanhã serve os ídolos, hoje, medita a Lei de Deus, amanhã lê coisas imorais, hoje, oferece incenso a Deus e amanhã oferece incenso ou dobra o joelho diante de Lúcifer.

A pessoa inconstante é como um navio sem bússola no meio da tempestade; obedece a todos os ventos e acaba se afundando.

O céu se alcança à viva força e só os que a empregam é que o arrebatam. Quem não fizer violência a si mesmo não se salvará; e quem quiser praticar o bem, tem que lutar contra a sua natureza rebelde.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Perseverança”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_018.asp

 

Escolher outros Temas