OS ANJOS O SERVIAM

 

Mc 1, 13: “... e vivia entre as feras, e os anjos o serviam”.

 

I. Ó Amigo Jesus, Tu suportastes os ataques de Satanás... não caístes nas armadilhas do Maligno, mas resististes com coragem e fortaleza. Depois da batalha... grande batalha e grandiosa vitória... os anjos aproximaram para Te servir: “... e os anjos o serviam”.

Está claro que para agradar ao Deus Eterno é preciso vencer as batalhas contra Satanás... é preciso sair vitorioso na luta contra as inúmeras tentações: “No tempo das tentações, o servidor fiel trava uma grande batalha contra si mesmo e age com paciência. Sempre se alegra por estar continuamente lutando por Cristo Crucificado e por estar crescendo no amor, ciente de que sua boa vontade não tem origem em si mesmo, mas na eterna bondade de Deus mediante a graça, sem nenhum merecimento pessoal” (Santa Catarina de Sena, Carta 62, 4).

 

II. Ó Querido Jesus, Tu vencestes o príncipe das trevas, “... e os anjos o serviam”.

Bondoso Senhor, quanta paz e felicidade sentimos em nosso interior após  termos saído vencedores na batalha contra o Maligno! Além da paz e felicidade,  sentimo-nos fortalecidos espiritualmente... prontos para futuros combates.

Meu Senhor, não existe prêmio para quem é vencido e “engolido” pela serpente infernal, mas somente para quem luta e persevera: “Muitos começam bem, mas poucos são os que perseveram... nos cristãos não se procura o princípio, mas o fim... o fim é que alcançará a recompensa” (São Jerônimo).

Quem consente na tentação peca e agrada a Satanás. É impossível vencer a batalha sem perseverança... Se as tentações durarem anos e anos sem trégua, é preciso perseverar sempre... sempre... sempre: “Logo que notes uma tentação, imita as criancinhas que, vendo um lobo ou um urso, se lançam ao seio do pai e da mãe ou ao menos os chamam em seu socorro. Recorre assim a Deus e implora o socorro de sua misericórdia... Se a tentação continua e se torna mais forte, abraça em espírito a santa cruz, como se estivesse vendo Jesus Cristo diante de ti; protesta-lhe que não hás de consentir; suplica-lhe que te defenda do inimigo e continua renovando esses protestos e súplicas até que passe a tentação” (São Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota, Parte IV, Capítulo VII).

Quanta alegria damos aos Santos Anjos quando saímos vitoriosos. Eles são nossos amigos fiéis: “... eles se interessam pela nossa salvação, desejando que nos vamos juntar a eles no céu, para glorificarmos a Deus e participarmos da mesma visão beatífica. E é por isso que eles aceitam com alegria as missões que Deus lhes confia para trabalharem em nossa santificação... eles nada desejam senão recrutar eleitos para preencherem os lugares vagos pela queda dos anjos rebeldes... para glorificarem a Deus no lugar deles. Tendo triunfado dos demônios, nada tanto desejam como proteger-nos contra esses pérfidos inimigos” (Adolfo Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 185, a).

 

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 26 de fevereiro de 2009

 

 

Vide também:

Esteve no deserto quarenta dias

Tentado pelo diabo

Tentado por Satanás

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Os anjos o serviam”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ouvi/ouvi_016.asp

 

Página Inicial Ouvi a palavra do Senhor