ENQUANTO TODOS DORMIAM

 

 

Mt 13, 24-25: “O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e foi-se embora”.

 

I. Jesus querido, nessa parábola vê-se quão grande é a paciência do Senhor para com os pecadores e também o seu rigor para com os obstinados (os que teimam em pecar): “Todas as criaturas, por natural instinto, quereriam castigar o pecador e assim vingar as injúrias feitas ao Criador” (Santo Tomás de Aquino).

“Queres, então, que vamos arrancá-lo?” (Mt 13, 28). O Deus misericordioso impede que o arranque: “E assim faz, não só por amor dos justos, aos quais não quer tirar a ocasião para praticarem a virtude, suportando os maus; senão também, e muito mais, pela sua longanimidade para com os próprios pecadores, a quem quer dar tempo para se converterem” (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “Por isso o Senhor espera, para ter misericórdia de vós” (Is 30, 18).

 

II. Jesus amor, infeliz daquele que abusa de sua misericórdia. Ai do obstinado em seu pecado... que deixa passar o tempo da divina misericórdia: “Chegará o dia da colheita, isso é, assim como Jesus mesmo explica, o fim do mundo e o juízo universal. Então ordenará aos ceifeiros, a saber, aos anjos, que separem os maus dos justos afim de fazerem estes entrar no eterno gozo do céu e lançarem àqueles no fogo do inferno, onde serão atormentados por toda a eternidade” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Onde irão parar aqueles pecadores que se obstinam em seus pecados e que abusam do tempo de penitência que Deus lhes concede para se tornarem mais orgulhosos? Irão queimar para sempre no fogo do inferno, sem esperança de saírem em tempo algum: “O que ofende a justiça pode recorrer à misericórdia, mas a quem poderá recorrer o que ofende a própria misericórdia?” (Afonso Tostato).

 

III. Jesus amigo, nesse mundo vive-se bons e maus... também dentro da Santa Igreja Católica existem bons e maus... viverão assim até o dia da colheita: “Quantos maus existem também no seio da Igreja; bons e maus vivendo num único seio materno, até que finalmente um dia serão separados” (Santo Agostinho), e: “Deus permite que vivam juntos uns e outros, tanto para provar os bons e consolidá-los na virtude, como para dar tempo aos maus de se converterem, e também porque não se exclui que a boa semente a um certo ponto degenere em cizânia. Assim como nesta vida ninguém é definitivamente filho do Maligno porque pode sempre se converter do mal, assim também ninguém é definitivamente filho do Reino porque pode, infelizmente, se perverter” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

IV. Jesus bondoso, os Santos Padres viram no joio “uma imagem da má doutrina, do erro” (São João Crisóstomo), que, sobretudo, nos começos, pode confundir-se com a própria verdade, “porque é próprio do demônio misturar o erro com a verdade” (Santo Agostinho).

Senhor, dai-nos força e coragem para permanecermos sempre acordados e não deixar que o inimigo semeie o joio em nosso coração: “Olha que o coração é um traidor. – Fecha-o a sete chaves” (São Josemaría Escrivá).

 

V. Jesus manso, sabemos que o inimigo não dorme, não cochila nem tira férias: “Sede sóbrios e vigilantes! Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar” (1 Pd 5, 8).

A luta contra ele será até no último suspiro: “Que homem incomparável! O labor não o vence, a morte não o vencerá; ele, que não se inclinava para nenhum dos lados, não temeria morrer e nem recusaria viver! No entanto, olhos e mãos sempre erguidos para o céu, não afrouxava da oração o espírito invicto; e quando os presbíteros, que se haviam reunido junto dele, lhe pediram aliviar o frágil corpo, virando-o para o lado, disse: ‘Deixai-me, deixai-me, irmãos, olhar para o céu de preferência à terra, para que o espírito já se dirija ao caminho que o levará ao Senhor’. Dito isto, viu o demônio ali perto. ‘Por que está aqui, fera nefasta? Nada em mim, ó cruel, encontrarás; o seio de Abraão me acolhe” (Das Cartas de Suplício Severo sobre São Martinho de Tours), e: “O infame não cessará com seus ataques até o último suspiro da alma que não soube defender-se já contra os primeiros golpes” (São João Crisóstomo).

Ajude-nos Senhor a permanecermos acordados e atentos para não sermos vencidos pelo inimigo infernal: “Não te esqueças, meu amigo, de que precisas de armas para vencer nesta batalha espiritual. As tuas armas serão: a oração contínua, a sinceridade e franqueza com o teu diretor espiritual, A Santíssima Eucaristia e o Sacramento da Penitência, um generoso espírito de mortificação cristã – que te levará a fugir das ocasiões e a evitar a ociosidade –, a humildade de coração e uma devoção terna e filial à Santíssima Virgem” (Salvatore Canals).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 11 de julho de 2011

 

Veja também:

O joio

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Enquanto todos dormiam”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ouvi/ouvi_024.htm

 

Página Inicial Ouvi a palavra do Senhor