Maria chorando
 

 

 

O SENHOR NÃO ESTÁ MAIS NO SEPULCRO

(Mt 28, 6)

 

“Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito”.

 

Mas o anjo disse às mulheres: Não temais, porque sei que procurais a Jesus, que foi crucificado. Aparecendo o anjo aos guardas, o seu aspecto era como um relâmpago; às piedosas mulheres, porém, apareceu como jovem coberto de roupa branca. A má consciência tem de temer a Deus e a seus anjos; a boa vê neles seus consoladores e protetores. As mulheres tinham acompanhado a Jesus Cristo em sua paixão e Ele, por seu anjo, agora as consolava.

Não está aqui, porque ressuscitou como disse. Elas o procuraram no sepulcro, alegrando-se ao saberem da sua gloriosa ressurreição. Onde procuramos o nosso Jesus? Se for entre divertimentos ou criaturas, teremos a mesma resposta: não está aqui.

Será que já ressuscitamos espiritualmente, deixando o sepulcro do pecado e das más inclinações? Se não evitamos o que nos leva a ofender a Deus, estamos ainda no sepulcro. Devemos ressuscitar! Não deixemos para depois porque poderá ser tarde. A graça de Deus, quando menosprezada, talvez nunca mais volte. O choro será tarde!

 

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: A ressurreição de Jesus é um convite para ressuscitarmos.

 

O Senhor não está mais na escuridão do sepulcro... ressuscitou! Imitemos a Jesus deixando o sepulcro do pecado. Quem está em pecado mortal permanece nas trevas do sepulcro: “Ó Cristo ressuscitado, convosco também nós devemos ressuscitar” (Bem-aventurado John Henry Newman, Maturidade cristã).

 

2.ª mensagem: Jesus não está na escuridão do sepulcro.

 

O anjo disse para as piedosas mulheres: (Jesus) não está aqui. É grande ilusão buscar Jesus ressuscitado na “escuridão” dos divertimentos e nas criaturas... o Senhor não está nessas vaidades.

 

3.ª mensagem: Jesus Cristo ressuscitou realmente.

 

Os soldados não retiraram o corpo do Senhor do sepulcro nem os Apóstolos o roubaram... Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente... conforme havia dito. Nosso Senhor não mente! Servimos a Cristo ressuscitado, Deus vivo, e não morto: “Eis-me aos vossos pés, ó meu Jesus... também vos vejo ressuscitado! Ressuscitastes e não mais morrereis” (Bem-aventurado Charles de Foucauld, Sobre as festas do ano).

 

4.ª mensagem: Não há ressurreição sem passar pela Paixão.

 

O anjo disse às piedosas mulheres: estais procurando Jesus, o crucificado... pois ressuscitou (Mt 28,5-6). O Senhor sofreu antes de ressuscitar! Milhões de católicos desejam ardentemente entrar no céu sem carregar as cruzes de cada dia. Impossível! Nosso Senhor disse: “Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos sãos os que o encontram”  (Mt 7, 14). Se existisse outro caminho para o céu, longe do sofrimento, com certeza Jesus Cristo o teria indicado.

 

5.ª mensagem: Não há perdão sem dor.

 

Para uma alma sair do “sepulcro” do pecado é preciso que deteste os pecados cometidos... Sem dor não há verdadeira ressurreição espiritual: “Quando nos vamos confessar, devemos ter muito empenho em ter verdadeira dor dos nossos pecados, porque esta é a coisa mais importante de todas; e, se falta a dor, a confissão não é válida” (São Pio X, Catecismo Maior, 724).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 04 de maio de 2017

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “O Senhor não está mais no sepulcro”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_091.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição