Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Escolha o tema

101 PERMANECE NA VERDADE (continuação I)
102 ÁRVORE DE NATAL AMBULANTE
103 ÁRVORE DE NATAL AMBULANTE (continuação I)
104 ÁRVORE DE NATAL AMBULANTE (continuação II)
105 ÁRVORE DE NATAL AMBULANTE (continuação III)
106 MEDO? DE QUEM?
107 MEDO? DE QUEM? (continuação I)
108 O AMOR VENCE OS OBSTÁCULOS
109 O AMOR VENCE OS OBSTÁCULOS (continuação I)
110 O AMOR VENCE OS OBSTÁCULOS (continuação II)
111 BUSQUE COM AFINCO A SANTIDADE
112 ÉS "PORCA" OU "CÃO"?
113 ÉS "PORCA" OU "CÃO"? (continuação I)
114 ÉS "PORCA" OU "CÃO"? (continuação II)
115 ÉS "PORCA" OU "CÃO"? (continuação III)
116 ÉS "PORCA" OU "CÃO"? (continuação IV)
117 O "CHIFRUDO" NÃO DORME
118 O "CHIFRUDO" NÃO DORME (continuação I)
119 O "CHIFRUDO" NÃO DORME (continuação II)
120 O "CHIFRUDO" NÃO DORME (continuação III)

 

 

101

 

PERMANECE NA VERDADE

(continuação I)

 

16 de outubro de 2002, quarta-feira

 

Jo 8, 31-32: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

 

Prezado católico, aquele que coloca a Palavra de Deus em prática, vive no caminho verdadeiro e revestido da verdade, porque segue o ensinamento de Deus e não o das criaturas.

A Sagrada Escritura diz que a Palavra de Deus é verdadeira: “O princípio da tua palavra é a verdade…” (Sl 118, 160); em Jo 17, 17 diz: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é verdade”.

Somente a Palavra de Deus é capaz de libertar o homem da vida de pecado, porque, colocando a mesma em prática, ele se sentirá livre para fazer o bem e correr no caminho da santidade.

O homem grita por liberdade, mas infelizmente vai buscá-la no lugar errado, vai procurá-la na roda de amigos, nas novelas, nas músicas profanas, etc., tudo isso é ilusão e vaidade, e ao invés de libertar o homem, torna-o mais escravo das suas paixões.

Aquele que vive a Palavra de Deus torna-se realmente livre, porque ela ilumina o caminho por onde o mesmo deve passar, como está no Sl 118, 105:Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho”.

Santo Inácio de Antioquia diz: “Meu refúgio é o Evangelho, que para mim é como a carne de Jesus”, e São Jerônimo escreve também: “Nós comemos a sua carne e bebemos o seu sangue na divina Eucaristia, mas também na leitura das Escrituras”, e São Gregório Nazianzeno comparava esta leitura com a consumação do Cordeiro Pascal.

Santo Agostinho escreve: “Dizei-me, irmãos, o que vos parece que vale mais: a palavra de Deus ou o Corpo de Cristo? Se quiserdes responder a verdade, deveríeis admitir que não vale menos a palavra do que o Corpo de Cristo. E, portanto, se quando nos é ministrado o Corpo de Cristo, usamos toda a nossa atenção para que não caia nada das nossas mãos por terra, do mesmo modo devemos estar atentos para que a Palavra de Deus, quando nos é dada, não se perca no nosso coração porque falamos e pensamos em outras coisas. Não será menos culpado quem tiver ouvido negligentemente a Palavra de Deus do que aquele que, por sua desatenção, tiver deixado cair por terra o Corpo de Cristo”.

A verdadeira liberdade consiste em viver unido a Cristo Jesus, colocando em prática a Sua Santa Palavra.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Permanece na verdade (continuação)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

102

 

ÁRVORE DE NATAL AMBULANTE

 

17 de outubro de 2002, quinta-feira

 

1 Tm 2, 9: “Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia”.

 

Prezado católico, reflitamos sobre a vaidade das mulheres, principalmente em relação ao traje.

Muitas mulheres vaidosas, apaixonadas pelas roupas imorais, costumam dizer que o importante é o coração e não o exterior. Essas mulheres são mentirosas, falam dessa forma, tentando tranqüilizar a consciência, mas em 1 Tm 2, 9 diz que a mulher deve se vestir com pudor: “Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia”. A Palavra de Deus ordena que a mulher cubra bem o seu Corpo.

O nosso corpo é templo do Espírito Santo, é morada de Deus; ele não foi criado para servir de escândalo para o próximo, ou então, para ficar exposto como um pedaço de carne em um açougue. A Palavra de Deus pergunta às mulheres escandalosas: “… não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebestes de Deus?… e que, portanto, não pertenceis a vós mesmos? Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo” (1 Cor 6, 19-20).

São Francisco de Sales escreve: “São Paulo quer que as mulheres cristãs (o que há de entender-se também aos homens) se vistam segundo as regras da decência, deixando de todo excesso e imodéstia em seus ornatos”, isto é, deixando de lado toda moda escandalosa.

São Dionísio Areopagita escreve: “Salvar as almas, é entre as obras divinas, a mais divina. Portanto, induzir as almas ao pecado pelo escândalo é, entre as obras diabólicas, a mais diabólica”.

Que é o escândalo?

Escândalo é uma palavra, ação ou omissão que leva o próximo a ofender a Deus, e expõe assim a dar a morte à sua alma. A mulher que usa roupa imoral (minissaia, tomara-que-caia, transparentes, short, alcinhas, calça centropê, e outras modas pagãs), é escandalosa; trabalha com o demônio para perder as almas que Jesus Cristo veio remir com o seu Sangue. Esse tipo de mulher peca duas vezes: uma na ação que pratica, outra na ação que faz praticar o seu semelhante. Faz-se réu de dois crimes, e por isso digna de dois castigos: “Certamente, uma mulher que veste roupa imoral pode condenar-se. E pode condenar-se, quer pelo pecado que comete ela mesma, quer por que causa a condenação de outras pessoas” (São João Eudes).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Árvore de natal ambulante”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

103

 

ÁRVORE DE NATAL AMBULANTE

(continuação I)

 

18 de outubro de 2002, sexta-feira

 

1 Tm 2, 9: “Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia”.

 

Prezado católico, se já é criminoso tirar ao próximo a vida do corpo, quanto mais grave não é o crime de perder-lhe a alma: “Se o sangue de Abel bradou ao céu por vingança, qual não será o brado do Sangue de Jesus Cristo contra aqueles que dão escândalo… quem dá escândalo, completa a obra do demônio, seduzindo as almas e levando-as à eterna perdição; é por que o demônio, que afinal nada mais pode fazer senão rodear-nos qual leão que ruge, porém, do modo invisível e em certa distância, sempre em virtude de fugir quando nota resistência de nossa parte. Inteiramente outra é a influência de quem dá escândalo. Este, com semblante de amigo se acerca de nós; à nossa resistência ele opõe suas blandícias, e não desiste dos seus maus intentos enquanto não os tiver realizado” (Pe João Batista Lehmann, Euntes Praedicate! Vol III).

Para essas mulheres escandalosas, secretárias do demônio, estão reservadas estas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Quem escandalizar a um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor é que se lhe pendure ao pescoço uma mó de atafona, e seja lançado no fundo do mar” (Mt 18, 6). Melhor lhes seria, fossem lançadas ao fundo do mar muitas mulheres escandalosas, que pelo exemplo péssimo que dão com suas roupas depravadas, ocasionam a queda e a perdição de seu próximo. Ao fundo do mar deviam ser submersas as artistas que lançam roupas depravadas; as costureiras que confeccionam roupas imorais; os estilistas que desenham modelos indecentes e todas as mulheres que fazem uso destas vestes mundanas e satânicas.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Árvore de natal ambulante (continuação)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

104

 

ÁRVORE DE NATAL AMBULANTE

(continuação II)

 

21 de outubro de 2002, segunda-feira

 

1 Tm 2, 9: “Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia”.

 

O mau exemplo da moda imoral já arrastou, e continua arrastando milhares de pessoas de todas as idades para o abismo do mal.

A roupa imoral é uma tarrafa ou rede, que as pescadoras de Satanás usam para pescar as almas dos homens curiosos que não mortificam os olhos. A esses curiosos diz Jesus: “E, se o teu olho te escandaliza, arranca-o e atira-o para longe de ti. Melhor é que entres com um olho só para a vida do que, tendo dois olhos, seres atirado na geena de fogo” (Mt 18, 9), e no livro de Jó diz: “Eu fiz um pacto com meus olhos: para não olhar para uma virgem” (31, 1).

A assassina, de todas a mais assassina, é aquela mãe que compra ou manda fazer roupas escandalosas para as suas filhas. Essa mãe profana a inocência da criança.

Em Lv 18, 21 diz: “Não entregarás os teus filhos para consagrá-los a Maloc para não profanares o nome de teu Deus”. Estes sacrifícios de crianças que se “fazia passarem” pelo fogo, isto é, que eram queimadas, são ritos cananeus condenados pela Lei (Lv 20, 2-5; Dt 12, 31; 18, 10).

As mães idólatras jogavam as suas criancinhas dentro do deus Maloc (tinha fogo na barriga): “… por seus deuses chegaram até a queimar os próprios filhos e filhas!” (Dt 12, 31; Sl 105, 36-38).

A mãe que compra, manda fazer e incentiva ou obriga a sua filha a usar roupas imorais; mata a inocência da filha, entregando-a não ao deus Maloc, e sim, ao demônio. Essas mães idólatras, que idolatram essas modas do demônio agem totalmente contra os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana: “Os pais devem então ensinar a seus filhos o valor da modéstia cristã, da sobriedade no vestir, da necessária autonomia em relação às modas, característica de um homem ou de uma mulher com personalidade madura” (Sexulidade Humana: Verdade e Significado, n.º 97).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Árvore de natal ambulante (continuação II)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

105

 

ÁRVORE DE NATAL AMBULANTE

(continuação III)

 

22 de outubro de 2002, terça-feira

 

1 Tm 2, 9: “Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia”.

 

O nosso corpo é templo de Deus, por isso, é preciso vesti-lo com pudor (Cf. 1 Cor 6, 19-20).

É triste ver meninas e moças seminuas em todos os ambientes. Esta maneira pagã de se vestir, mostra abertamente que os pais estão falhando na educação de seus filhos, sendo que esta omissão os farão chorar amargamente no futuro.

A Santa Igreja Católica Apostólica Romana orienta os pais na maneira corretíssima e pura de formar os filhos na moral católica: “A prática do pudor, e da modéstia, no falar, no agir e no vestir, é muito importante para criar um clima apropriado à conservação da castidade, mas isto deve ser bem motivado pelo respeito do próprio corpo e da dignidade dos outros… os pais devem vigiar a fim de que certas modas e certas atitudes imorais não violem a integridade da casa” (Sexualidade Humana: Verdade e Significado, n.º 56), e: “A moda não deve nunca fornecer uma ocasião próxima de pecado” (Pio XII, Alocução “Di gran cuore”, n.º 30).

Mais triste e escandaloso, é ver senhoras casadas, que são chamadas para serem exemplo e luz para as meninas e moças, andarem como verdadeiras “adolescentes levianas” ou “mocinhas pagãs”: “Visto que durante a puberdade um rapaz ou uma jovem são particularmente vulneráveis às influências emotivas, os pais têm o dever, através do diálogo e do seu estilo de vida, de ajudar os filhos a resistir aos influxos negativos que chegam do exterior e poderiam levá-los a subestimar a formação cristã sobre o amor e a castidade” (Sexualidade Humana: Verdade e Significado, n.º 97).

Uma mulher casada pode se enfeitar quando for desejo do marido, é importante lembrar de que esse enfeite não consiste em usar roupas imorais, se lambuzar de batom, banhar no perfume ou usar adornos extravagantes, como se fosse uma árvore de natal ou burro de cigano: Uma mulher pode e deve se enfeitar melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar com isso” (São Francisco de Sales, Filotéia, Parte II, Cap. XXV).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Árvore de natal ambulante (continuação III)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

106

 

MEDO? DE QUEM?

 

24 de outubro de 2002, quinta-feira

 

Dt 31, 8: “Não tenhas medo, nem te apavores!”

 

Caríssimo, estamos nesse mundo para fazer o bem; a vida é breve e passa como um relâmpago, por isso, precisamos trabalhar sem medo para a glória de Deus e pela salvação da nossa alma, precisamos produzir bons frutos, como está em Cl 1, 9b-11: “Que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discernimento da luz do Espírito Santo. Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância, com alegria”.

Prezado católico, fazer o bem custa, mas não podemos desanimar ou ter medo, em Dt 31, 8 diz: “Não tenhas medo, nem te apavores!” Precisamos enfrentar todos os obstáculos, como: gozação, zombaria, calúnias, críticas, etc., precisamos enfrentar os parentes, vizinhos, amigos e inimigos, porque Deus merece o nosso amor, e quem não quer trabalhar para Ele não merece a nossa atenção. É preciso enfrentar a todos e passar por cima dos obstáculos, porque Deus não aceita soldado mole no seu exército, como está em Dt 20, 8: “Quem está com medo e se sente covarde? Que se retire e volte para casa, para que sua covardia não contagie seus irmãos”, e no livro de Juízes 7, 3, Deus manda os medrosos se retirarem do seu exército: “Quem estiver tremendo de medo volte e observe do monte Gelboé”.

Para pertencer ao exército de Deus é preciso ser forte e corajoso, nada de tremer de medo. Esses caniços que estão sempre se inclinando, essas pessoas que estão sempre vacilando, que andam em cima do muro, não servem para trabalhar para Deus. Em Mt 11, 12 diz: “O Reino dos Céus sofre violência, e violentos se apoderam dele”, está claro que para se salvar é preciso ser firme em praticar o bem, e enfrentar tudo com o máximo de coragem.

Caríssimo católico, o que assusta, é que noventa e nove por cento dos perseguidores não vivem nada, estão mergulhados na lama do mundo, e se acham no direito de intrometerem na religião; e existem caniços e tolos que deixam de servir a Deus para agradarem essas moscas mortas.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Medo? de quem?”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

107

 

MEDO? DE QUEM?

(continuação I)

 

25 de outubro de 2002, sexta-feira

 

Dt 31, 8: “Não tenhas medo, nem te apavores!”

 

Prezado católico, o missionário autêntico não pode ter medo de pregar a Palavra de Deus; não é correto um seguidor de Jesus Cristo ter medo de evangelizar, não pode existir a palavra medo no dicionário do amigo de Jesus Cristo. Dom Rafael Llano Cifuentes escreve: “Todo o medo é uma fraqueza imprópria de um filho de Deus”.

Caríssimo ouvinte, dá para perceber que o mal está aumentando a cada dia, o mundo está se tornando um mar de sangue, e milhões de pessoas estão elogiando e apoiando aquilo que é errado, como está em Rm 1, 32: “Apesar de conhecerem a sentença de Deus que declara dignos de morte os que praticam semelhantes ações, eles não só as fazem, mas ainda aplaudem os que as praticam”. O mal aumenta justamente porque os bons ficam de braços cruzados ou tremendo de medo, a força dos maus é alimentada pela covardia dos bons.

Prezado católico, em nossas veias deve correr sangue de mártires, de pessoas que estão prontas a morrerem por Cristo e pela Santa Igreja Católica, que estão preparadas para sofrerem qualquer tipo de zombaria e desprezo.

Não podemos ter medo de manifestar a nossa fé em Cristo Jesus, e nem de mostrar que somos seus discípulos. Precisamos imitar o exemplo de Jesus que enfrentou os inimigos com a cabeça erguida e sem medo. Um dia Cristo Jesus estava pregando a Boa Nova, e aproximaram d’Ele alguns fariseus e Lhe disseram: “Parte e vai-te daqui, porque Herodes quer te matar” (Lc 13, 31). Jesus não saiu correndo, mas com a cabeça erguida e com o Coração firme disse-lhes: “Ide dizer a essa raposa: Eis que eu expulso demônio e realizo curas hoje e amanhã e no terceiro dia terei consumado! Mas hoje, amanhã e depois de amanhã, devo prosseguir o meu caminho, pois não convém que um profeta pereça fora de Jerusalém” (Lc 13, 32-33).

Aquele que deseja ser santo deve lutar sem medo; não pode deixar os amigos do demônio intimidá-lo, não pode deixar as trevas sufocarem a luz.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Medo? de quem? (continuação)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

108

 

O AMOR VENCE OS OBSTÁCULOS

 

29 de outubro de 2002, terça-feira

 

At 5, 42: “E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova do Cristo Jesus”.

 

Caríssimo católico, a Palavra de Deus nos ensina a trabalharmos para Deus sem medo, sem nos intimidar com os ataques e ameaças dos inimigos.

Os apóstolos já haviam sofrido ameaças e flagelações: “Tendo-os, pois, trazido, fizeram-nos comparecer perante o Sinédrio. O sumo sacerdote os interpelou: ‘Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. No entanto, enchestes Jerusalém com a vossa doutrina, querendo fazer recair sobre nós o sangue desse homem!’ Pedro e os apóstolos, porém, responderam: ‘É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens” (At 5, 27-29), e no mesmo livro 5, 40-41 diz: “Chamaram de novo os apóstolos e açoitaram-nos com varas. E, depois de intimá-los a que não falassem mais no nome de Jesus, soltaram-nos. Quanto a eles, saíram do recinto do Sinédrio regozijando-se, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo Nome”.

No meio desse mundo pagão, onde o mal aumenta e triunfa, é preciso que nos revistamos da fortaleza e da coragem dos apóstolos; precisamos ser revolucionários do bem e da santidade, não podemos calar nem obedecer aos amigos das trevas e da imoralidade, não podemos ficar indiferentes e frios como espectadores mudos e sonolentos, vendo o mundo devorar milhares de almas como um leão faminto.

Você que vive de braços cruzados, que treme de medo, que prefere ser aquele bonzinho que não serve para nada, saiba que você é um câncer, e está causando um grande mal dentro da Igreja Católica: “Assusta o mal que podemos causar, se nos deixamos arrastar pelo medo ou pela vergonha de nos mostrarmos como cristãos na vida diária” (São Josemaría Escrivá).

Prezado católico, não basta ser batizado ou crismado para merecer o céu, mas é necessário que cresçamos continuamente na santidade fazendo sempre o bem. Nada de medo! Nada de respeito humano! Sigamos o exemplo dos apóstolos e trabalhemos com fé e convicção.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O amor vence os obstáculos”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

109

 

O AMOR VENCE OS OBSTÁCULOS

(continuação I)

 

30 de outubro de 2002, quarta-feira

 

At 5, 42: “E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova de Cristo Jesus”.

 

Prezado católico, em Atos 5, 42 diz: “E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova de Cristo Jesus”.

Os apóstolos pregavam o Evangelho no meio de muitas dificuldades e perseguições; sofreram muitas ameaças mas não intimidaram, porque o amor a Cristo gritava mais forte em seus corações.

“E cada dia…” Os apóstolos eram pessoas fortes e valentes, homens cheios de fé e de fortaleza, pregavam o Evangelho todos os dias, isso significa que estavam sempre no meio do perigo, mas o amor de Deus os empurrava para frente, e a confiança deles em Deus era inabalável.

Hoje, infelizmente, a maioria dos católicos não evangeliza mais, e quem ainda evangeliza, o faz uma vez por mês ou nem isso. Hoje, o católico tem toda liberdade de falar de Deus, não fala porque é preguiçoso e já perdeu a fé. É importante o católico trazer sempre na mente e no coração essas três palavras de At 5, 42: “E cada dia…”

“… no Templo e pelas casas…” O trabalho apostolar deles não conhecia fronteiras, pregavam o Evangelho no Templo e pelas casas, porque, como escreve São Paulo: “… a palavra de Deus não está algemada” (2 Tm 2, 9).

Prezado católico, imaginemos os xingos, insultos, provocações e ameaças que eles receberam dos inimigos do Evangelho, mas ao invés de desistirem, corriam de casa em casa levando Deus às almas.

Será que você realiza esse trabalho fervoroso e corajoso a exemplo dos apóstolos? Será que você tem coragem e fé para deixar o seu comodismo e preguiça e pregar o Evangelho? O Papa João Paulo II escreveu aos bispos do Brasil: “Deveis ser uma igreja que procure as pessoas, que as convide não somente no chamado geral dos meios de comunicação, mas no convite pessoal, de casa em casa, de rua em rua, num trabalho permanente, respeitoso, mas presente em todos os lugares e ambientes”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O amor vence os obstáculos (continuação I)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

110

 

O AMOR VENCE OS OBSTÁCULOS

(continuação II)

 

31 de outubro de 2002, quinta-feira

 

Em At 5, 42 diz: “E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova de Cristo Jesus”.

 

“… não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova de Cristo Jesus”. Esse trecho da Palavra de Deus mostra os apóstolos evangelizando com fervor e entusiasmo, mostra que os mesmos são missionários incansáveis e cheios de amor: “… não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova de Cristo Jesus”.

Os apóstolos não pregavam política ou falsas ideologias, mas sim, pregavam a Palavra de Deus: “… a Boa Nova de Cristo Jesus”.

Jesus Cristo em Mt 16, 15 diz: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”. O trabalho missionário só será frutuoso, se nele a Palavra de Deus for pregada com fidelidade e coragem, como está na Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi”, de Paulo VI: “E a pregar, não as suas próprias pessoas ou as suas idéias pessoais, mas sim um Evangelho do qual nem eles nem ela são senhores e proprietários absolutos, para dele disporem a seu bel-prazer, mas de que são os ministros para o transmitir com a máxima fidelidade”. Para um trabalho missionário ser santo e abençoado por Deus, é preciso que Jesus Cristo seja o centro, é preciso mostrar aos fiéis que Cristo Jesus é o modelo perfeito a ser seguido, que Ele é a Luz Eterna que ilumina o nosso caminho, a Fonte da verdadeira paz e da mais pura alegria: “Não haverá nunca evangelização verdadeira se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem anunciados” (Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi”, de Paulo VI).

O missionário autêntico, aquele que ama Jesus de verdade, fala d’Ele em qualquer ambiente e em qualquer horário.

E você católico, fala de Jesus Cristo para o seu próximo? O seu coração arde de amor pelo Senhor? Você possui uma fé autêntica que enfrenta os inimigos do Evangelho? É preciso acordar enquanto é tempo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O amor vence os obstáculos (continuação II)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

111

 

BUSQUE COM AFINCO A SANTIDADE

 

01 de novembro de 2002, sexta-feira

 

1 Ts 4, 3: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação…”

 

Prezado católico, celebramos hoje a Solenidade de Todos os Santos, reflitamos então sobre a santidade.

A Santidade não é privilégio de um grupo de pessoas, mas é dever de todos; cada um na sua vocação e profissão. Todos são chamados por Deus à santidade, como está em Lv 19, 2: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo”, em Mt 5, 48: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”, em 1 Ts 4, 7: “Pois Deus não nos chamou para impureza, mas sim para a santidade”, e Hb 12, 14: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

Está claro que você foi chamado à santidade; Deus não te chama para ser um mundano e impuro, e sim, para ser santo.

Quem é o santo?

Nesse mundo tão paganizado e voltado para o maligno, existem apenas uns “gatos pingados” que perguntam sobre a santidade. É preciso dizer-lhes:

Santo é aquele que leva Deus e o Evangelho a sério.

Santo é aquele que odeia o pecado e que defende a graça santificante em sua alma.

Santo é aquele que pisa a vaidade e o respeito humano, que fala de Deus com alegria e amor.

Santo é aquele que foge de tudo aquilo que o mundo oferece.

Santo é aquele que ama a Deus sobre todas as coisas, que está sempre ajudando o próximo a encontrar a verdade.

Você é chamado a ser santo, a iluminar com a sua vida, a ser sal da terra e luz do mundo, a ser um exemplo vivo em qualquer lugar, como está em 1 Pd 1, 15: “Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento”. O santo não possui dupla personalidade, ele brilha em qualquer ambiente, é sal que salga.

O santo não segue os conselhos e convites do pecador; ele vive a verdadeira liberdade que consiste em estar sempre mergulhado em Deus.

E você prezado católico, luta para ser santo? Você brilha com o seu exemplo? Você está tranqüilo para comparecer diante de Deus?

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Busque com afinco a santidade”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

112

 

ÉS “PORCA” OU “CÃO”?

 

04 de novembro de 2002, segunda-feira

 

2 Pd 2, 20-22: “Com efeito, se, depois de fugir às imundícies do mundo pelo conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de novo são seduzidos e se deixam vencer por elas, o seu último estado se torna pior do que o primeiro. Assim, melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, após tê-lo conhecido, desviarem-se do santo mandamento que lhes foi confiado. Cumpriu-se neles a verdade do provérbio: o cão voltou ao seu próprio vômito, e: ‘A porca lavada tornou a revolver-se na lama”.

 

Prezado católico, esse trecho mostra o quanto é grave uma pessoa conhecer a Palavra de Deus, e depois abandonar este caminho da virtude e da luz, e começar então, a seguir as trevas. Para essa pessoa que peca consciente, que serve ao demônio e ao mundo, sabendo das terríveis conseqüências, estão reservadas as Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Melhor seria para aquele homem não ter nascido!” (Mc 14, 21).

Sabemos que uma pessoa que não conhece a verdade não peca, como escreve Santa Teresa d’Avila: “Só comete pecado aquele que sabe”. Mas quando conheceu a verdade, quando conheceu a Jesus Cristo, mergulhou na Santa Doutrina da Igreja Católica, e agora, rebelde e com o coração trancado, vive agradando ao demônio e ao mundo, cometendo pecados de olhos abertos, então a sua situação diante de Deus é terrível, como está em Hb 10, 26-27: “É bem difícil que possam ter perdão aqueles que depois de conhecerem a verdade, voluntariamente tornam a pecar; mas espera-os a tremenda condenação e a chama inextinguível que os consumirá”.

Prezado católico, diante dessa verdade, é preciso examinar a consciência e voltar para Deus o quanto antes, somente assim você será perdoado; caso insista na rebeldia contra Deus, pecando abertamente, está claro que irá para o inferno.

É importante lembrar de que Deus é Pai, e Pai misericordioso, mas se você abusar da Sua Bondade, com certeza se perderá, como escreve Santo Afonso Maria de Ligório: “Desgraçado daquele que abusa da bondade de Deus para ofendê-lo mais!”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “És porca ou cão?”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

113

 

ÉS “PORCA” OU “CÃO”?

(continuação I)

 

05 de novembro de 2002, terça-feira

 

Em 2 Pd 2, 20-22 diz: “Com efeito, se, depois de fugir às imundícies do mundo pelo conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de novo são seduzidos e se deixam vencer por elas, o seu último estado se torna pior do que o primeiro. Assim, melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, após tê-lo conhecido, desviarem-se do santo mandamento que lhes foi confiado. Cumpriu-se neles a verdade do provérbio: o cão voltou ao seu próprio vômito, e: ‘A porca lavada tornou a revolver-se na lama”.

 

Prezado católico, sofre grande prejuízo aquela pessoa que antes não conhecia a Deus, e depois de conhecê-lO voltou-se novamente para o mundo, a cometer pecados que antes não havia cometido, até parece que está "recuperando" o tempo perdido. Quem vive assim, está no fundo do poço, não bebendo a água cristalina, e sim, lama podre.

Em 2 Pd 2, 20 fala daquela pessoa que fugiu das imundícies do mundo: “Com efeito, se, depois de fugir às imundícies do mundo…” Essa passagem da Palavra de Deus fala que o mundo é um lugar de imundícias; e imundícia significa: porcaria, lixo, sujidade e sujeira. Está claro que o mundo inimigo de Deus e da Sua Santa Palavra é um chiqueiro, e aquele que vive mergulhado nele é um porco, porque vive longe de Deus e só comete erros.

Aquele que agrada o mundo desagrada a Deus; porque as trevas e a luz não combinam, e quem segue as máximas do mundo serve ao demônio, pois ele é o príncipe do mundo, como está em Jo 12, 31: “… agora o príncipe deste mundo será lançado fora”, e também em Jo 14, 30 diz: “… pois o príncipe do mundo vem…”.

Católico, a alma que permanece mergulhada no mundo é adúltera e traiçoeira, a mesma abandona o Esposo Celeste que é Jesus, para servir ao demônio, abandona a Luz Eterna para mergulhar na imundícia. A Palavra de Deus em Tg 4, 4 diz a essa alma: “Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus”. Deus não aceita um coração dividido e cheio da lama do mundo, Ele quer o coração só para Ele, por isso, aquele que carrega o veneno do mundo no coração, tornar-se inimigo de Deus. Aquele que serve o mundo, que segue os seus horríveis conselhos, possui uma alma angustiada e destroçada, nela não reina o amor de Deus, a mesma está sempre mergulhada na tristeza e na angústia, como está em 1 Jo 2, 15: “Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai”.

Você que antes vivia nesse mundo tão sujo, que seguia suas máximas, que não conhecia o caminho do céu nem a Santa Palavra de Deus; mas agora, movido pela graça de Deus, está sentindo o quanto é belo servir ao Senhor que te criou, e com esforço está fugindo do mundo e das suas imundícias; é preciso perseverar nessa luta para não desanimar e nunca voltar atrás.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “És porca ou cão? (continuação I)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

114

 

ÉS “PORCA” OU “CÃO”?

(continuação II)

 

06 de novembro de 2002, quarta-feira

 

Em 2 Pd 2, 20 diz: “Com efeito, se, depois de fugir às imundícies do mundo pelo conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de novo são seduzidos e se deixam vencer por elas, o seu último estado se torna pior do que o primeiro".

 

Prezado católico, esse trecho fala sobre a pessoa que antes vivia mergulhada nas trevas do pecado, que não conhecia a Deus, mas que depois deixou tudo, deixou o mundo e a sua lama e entrou no caminho da santidade, e nesse caminho percorreu muito tempo; confessando com freqüência, participando da Santa Missa com fervor e fé, rezando o Santo Rosário com amor, se vestindo com pudor, evangelizando com zelo, em resumo, vivendo como a Santa Igreja deseja.

Sabemos que não basta uma pessoa ser boa durante um dia, uma semana, um mês ou um ano, é preciso perseverar até o fim como está em Mt 10, 22: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. Não basta deixar o mundo para viver santamente por um tempo, é preciso morrer santo.

Muitas pessoas iniciam um trabalho para Deus, mas não perseveram no caminho do bem, se desanimam diante dos obstáculos. Nosso Senhor não prometeu vida fácil para ninguém, como está em Mt 7, 24: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”,  e em Eclo 2, 1: “Filho, se te dedicares a servir ao Senhor, prepara-te para a prova”.

Muitos começam um trabalho espiritual pensando que serão aplaudidos, mas quando recebem alguma cobrança, deixam tudo; começam bem, mas não passa de um fogo de palha. São Jerônimo escreve: “Muitos começam bem, mas poucos são os que perseveram”, e São Josemaría Escrivá diz: Começar é de todos; perseverar, de santos”.

Prezado católico, está claro que essa pessoa recebeu muitas graças de Deus durante esse tempo, mas o mundo então começa a falar alto no seu coração; as vaidades começam a entrar na sua vida, o fervor vai se esfriando, já começa a usar roupas curtas e apertadas, a televisão já faz parte da sua vida, a confissão e a santa comunhão já não lhe faz falta, etc., e o pior, é que começa a olhar o bem que fazia antes como algo exagerado e até fanático.  Começa também a trocar as amizades, deixa os fervorosos e começa a andar com os frios, e assim, vai ao poucos se congelando espiritualmente, e o inferno todo começa a aplaudir o seu comportamento.

Caríssimo católico, antes essa pessoa errava sem saber a gravidade do erro, mas agora, erra sabendo da gravidade e das conseqüências, por isso, o segundo estado é pior que o primeiro, como está em 2 Pd 2, 20: “Com efeito, se, depois de fugir às imundícies do mundo pelo conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de novo são seduzidos e se deixam vencer por elas, o seu último estado se torna pior do que o primeiro”. Agora ela peca de olhos abertos e o seu coração vai se petrificando aos poucos. Na Carta de São Paulo aos Hebreus 6, 4-6 diz: “De fato, os que uma vez foram iluminados – que saborearam o dom celeste, receberam o Espírito Santo, experimentaram a beleza da palavra de Deus e as forças do mundo que há de vir – e, não obstante, decaíram, é impossível que renovem a conversão uma segunda vez, porque da sua parte crucificam novamente o Filho de Deus e o expõem às injúrias”, e nos versículos 7 e 8 diz: “Pois, a terra que bebe a chuva que lhe vem abundante e produz vegetação útil aos cultivadores, receberá a bênção de Deus. Mas, se produzir espinhos e abrolhos, é rejeitada, e está perto da maldição: acabará sendo queimada”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “És porca ou cão? (continuação II)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

115

 

ÉS “PORCA” OU “CÃO”?

(continuação III)

 

07 de novembro de 2002, quinta-feira

 

Em 2 Pd 2, 21 diz: “Assim, melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, após tê-lo conhecido, desviarem-se do santo mandamento que lhes foi confiado”.

 

Prezado católico, essa recaída, essa volta ao pecado é horrível e sem desculpas, porque afasta daquele que recai a misericórdia de Deus e o conduz à condenação eterna, por isso que em 2 Pd 2, 21 diz: “… melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça…”

A pessoa que cai depois de ter conhecido o caminho de Deus e volta à lama, não comete pecado de surpresa, nem de fraqueza ou então por ignorância; mas, agora peca com os olhos abertos, é um pecado de ingratidão para com Jesus Cristo que morreu na cruz para nos salvar. Pe. João Colombo escreve: “É um pecado de perfídia: viola-se um juramento feito no tribunal de um Deus terrível, junto ao altar, diante dos Anjos, e subscrito com o Sangue do Cordeiro. É um pecado de desprezo: volta-se aos braços de Satanás depois de beijar a Cristo, prefere-se a guerra das paixões à paz da graça”.

Antes essa pessoa estava segura, porque andava no caminho de Deus; e agora, vive na inquietação e na angústia, porque vive no pecado mortal.

Prezado católico, será que merece elogio uma pessoa que foi salva de um incêndio, e depois, de livre e espontânea vontade se joga no mesmo fogo? Claro que não! O mesmo acontece com aquele que conheceu a Deus e viveu perto d’Ele, e depois O abandona para viver no pecado. Esse merece o nome de tolo e de ingrato.

Jesus Cristo censura esse ingrato, como fez com as cidades impenitentes: “Então começou a verberar as cidades onde havia feito a maior parte dos seus milagres, por não se terem arrependido: ‘Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidônia tivesse sido realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito se teriam arrependido, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. Mas eu vos digo: No dia do Julgamento haverá menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. E tu, Cafarnaum, por acaso te elevarás até o céu? Antes, até o inferno descerás. Porque se em Sodoma tivessem sido realizados os milagres que em ti se realizaram, ela teria permanecido até hoje. Mas eu vos digo que no Dia do Julgamento haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para vós” (Mt 11, 20-24).

Está claro que, melhor seria para essa pessoa  não ter se convertido, do que voltar à trilha imunda do pecado, depois de ter saboreado a paz de Jesus Cristo, à semelhança de um cão que volta ao seu próprio vômito, ou da porca que voltou à lama, como está em 2 Pd 2, 22: “O cão voltou ao seu próprio vômito e, a porca lavada tornou a revolver-se na lama”.

E você prezado católico, será que coloca em prática tudo o que recebe de bom? Você está crescendo espiritualmente todos os dias ou já se conformou com a mediocridade?

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “És porca ou cão? (continuação III)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

116

 

ÉS “PORCA” OU “CÃO”?

(continuação IV)

 

08 de novembro de 2002, sexta-feira

 

Em 2 Pd 2, 21 diz: “Assim, melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, após tê-lo conhecido, desviarem-se do santo mandamento que lhes foi confiado”.

 

Prezado católico, essa volta para o mundo e para o pecado depois de ter conhecido a Deus, com certeza afasta da pessoa a misericórdia de Deus. Essas pessoas voltam para o mundo dizendo que Deus é misericordioso e que o bem que já fizeram é suficiente para se salvarem. Santo Agostinho escreve: “Ai daquele que para pecar confia na esperança!”, e São Bernardo de Claraval também escreve: “Lúcifer foi castigado por Deus com tão assombrosa presteza, porque, ao rebelar-se, esperava não ser punido”, e São João Crisóstomo diz também: “Judas se condenou, porque se atreveu a pecar confiando na clemência de Jesus Cristo”.

Você que conheceu a Deus e que agora vive na mediocridade, vive como se Deus não existisse, melhor seria se você nunca tivesse O conhecido.

Prezado católico, essa volta para o mundo, para os braços do demônio conduz a pessoa à impenitência final.

Muitos pecadores experimentaram esta terrível verdade com a própria vida.

Saul, que, comovido um momento pela inocência de Davi lhe diz: “Vós sois mais justo do que eu”, e em outro momento procura matá-lo; Saul, que um dia prometia fidelidade ao Senhor, e outro dia trucidava os Sacerdotes, não fará penitência antes de morrer. Mas, na batalha, depois de ver seus filhos morrerem, depois de perder o seu reino e a sua honra, matar-se-á lançando-se sobre a ponta da sua espada, desesperadamente.

Acab, o rei iníquo e volúvel, que advertido por Elias, cobre a cabeça de cinzas e usa o cilício, mas depois adora Baal; Acab que uma vez consultava o profeta de Deus e outra vez consultava os falsos deuses, não fará penitência antes de morrer. Ferido por uma flecha no olho, morreu antes da noite, e os cães acorreram para lhe lamber o sangue que escorria sob as rodas do carro.

Sedecias, que, exprobrado pelo profeta Jeremias, muitas vezes se converte e muitas vezes torna a cair em pecado; Sedecias que manda o profeta consultar o Senhor, e depois deixa que ele seja lançado numa cisterna, não fez penitência antes de morrer. Mas ao cabo de onze anos de reinado, foi feito prisioneiro, mataram-lhe os filhos ante seus olhos, e depois cegaram-no e, carregado de grilhões, levaram-no escravo para Babilônia. Assim foi verdadeira a palavra do profeta que lhe anunciou que ele iria a Babilônia sem a ver.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “És porca ou cão? (continuação IV)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

117

 

O “CHIFRUDO” NÃO DORME

 

11 de novembro de 2002, segunda-feira

 

1 Pedro 5, 8-9: “Sede sóbrios e vigilantes! Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé…”

 

1 Pd 5, 8: “Sede sóbrios e vigilantes…”

Prezado católico, esse trecho nos convida a vivermos nesse mundo com sobriedade e vigilância: “Sede sóbrios e vigilantes…”

O católico precisa praticar a sobriedade em tudo, precisa viver a temperança para crescer espiritualmente. O católico autêntico e sóbrio não vive de acordo com as máximas do mundo, o mesmo está sempre atento para não se contaminar com o mundo, ele não segue a carne, porque aquele que a segue não faz a vontade de Deus e está longe do caminho da santidade: “Ora, as obras da carne são manifestas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas…” (Gl 5, 19, 21).

Viver a sobriedade é viver longe de tudo o que está em Gl 5, 19-21, é viver no mundo sem pertencer às coisas do mundo, é fugir das modas que o mundo oferece, é dizer não às amizades perigosas e mundanas.

O sóbrio vigia continuamente sobre a sua vida e sobre o seu comportamento; é convicto em tudo o que faz e leva Deus e o Evangelho a sério. O sóbrio é moderado e não se deixa influenciar pela poeira do mundo.

Em 1 Pd 5, 8 pede que sejamos sóbrios: “Sede sóbrios…”, isto é, que ocupemos somente com aquilo que edifica e que santifica, como está em Fl 4, 8: “Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor”.

Em 1 Pd 5, 8 diz: “Sede sóbrios e vigilantes…” Em 1 Ts 5, 6 diz: “Portanto, não durmamos, a exemplo dos outros; mas vigiemos e sejamos sóbrios”, e em 1 Ts 5, 8 diz ainda: “Nós, pelo contrário, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestidos da fé e da caridade, e do capacete da esperança da salvação”, em 2 Tm 4, 5 diz também: “Tu, porém, sê sóbrio em tudo, suporta o sofrimento, faze o trabalho de um evangelista, realiza plenamente o teu ministério”.

É preciso também ficar vigilante perante os ataques do demônio. São Jerônimo diz que nós viajamos carregados de ouro: é o grande tesouro da graça de Deus, da sua paz santa. Não nos deixemos roubar. Temamos os ladrões astutos e ferozes que estão escondidos dentro e fora de nós. Vigiemos, pois no caminho da vida devemos ser, não uns tontos, mas uns prudentes.

Santo Antão chegou à idade de trinta e cinco anos, quis ir para um antigo eremitério, onde pudesse honrar a Deus em toda pobreza e penitência. Mas o demônio tentou impedir esse propósito heróico, e, no caminho por onde ele devia passar, lançou uma moeda de prata. “Ele a apanhará, – pensava o demônio, - e voltará atrás para gastar a moeda ou para dá-la: e, depois, provavelmente esquecerá a ermitagem”. Mal, porém, Santo Antão viu a moeda de prata luzir-lhe diante dos passos, conheceu o logro, e gritou como se o demônio pudesse ouvi-lo: “Seja para tua perdição este dinheiro”. Uma pequena chama, um pouco de fumaça, e a moeda desapareceu.

Prezado católico, o demônio continua tentando o homem da mesma forma, usando os mesmos meios. Ele sabe do nosso propósito de perseverar no bem e de ser santo, então joga no nosso caminho moedas que brilham. É aquele baile, é aquela amizade, é aquela roupa escandalosa, é aquela leitura… Se você quiser ser santo, não pegue essa moeda infernal; fuja da ocasião!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O 'chifrudo' não dorme”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

118

 

O “CHIFRUDO” NÃO DORME

(continuação I)

 

12 de novembro de 2002, terça-feira

 

1 Pedro 5, 8: “Eis que o vosso adversário, o diabo…”

 

Prezado católico, nesse mundo paganizado e cego, a maioria das pessoas nega a existência do demônio, mesmo as que afirmam serem cristãs negam a sua existência.

Em 1 Pd 5, 8 diz que o demônio é nosso adversário: “Eis que o vosso adversário, o diabo…”.

Pe. Francisco Fernández-Carvajal diz: “O demônio é um ser pessoal, real e concreto, de natureza espiritual e invisível, que, pelo seu pecado, se afastou de Deus para sempre”, e o Concílio Lateranense IV diz: “… o diabo e os outros demônios foram criados por Deus naturalmente bons; mas eles, por si mesmos, se tornaram maus”.

Continuemos com a reflexão sobre o demônio, sobre esse nosso adversário, conheçamos melhor esse ser terrível que trabalha continuamente para nos perder, como escreve o Pe. Francisco Fernández Carvajal: “Seu único fim no mundo, ao qual não renunciou, é a nossa perdição”.

O demônio é o deus desse mundo que luta contra Cristo Jesus e a Sua Santa Palavra: “Para os incrédulos, dos quais o deus deste mundo obscureceu a inteligência, a fim de que não vejam brilhar a luz do evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus” (2 Cor 4, 4).

O demônio é o deus desse mundo mergulhado no pecado e rebelde contra Deus, desse mundo que luta continuamente para destruir a virtude e a santidade, desse mundo que não cansa de perseguir a luz. E as pessoas que abandonam o Deus Onipotente para seguir o demônio, tornam-se escravas dele e começam a praticar coisas estranhas. Vide algumas:

1. Consagração ao demônio: Os seguidores do rock escrevem músicas que xingam a Cristo e a religião católica, e exaltam o deus desse mundo que é o demônio. Eles usam roupas, medalhas e tatuagens com símbolos satânicos.

Prezado católico, o demônio é tão terrível que cega os seus seguidores, e esses cometem loucuras achando que estão certos.

2. Roupas imorais: Os adoradores do demônio seguem-no radicalmente, são pessoas cegas e fazem tudo para agradar o seu deus, esse deus que trabalha para levá-los ao inferno eterno.

Um dos pontos que eles mais obedecem ao demônio é o uso das roupas imorais. A Palavra de Deus manda vestir com pudor: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebeste de Deus?… e que, portanto, não pertenceis a vós mesmos? Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo” (1 Cor 6, 19-20), em 1 Tm 2, 9 diz: “Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia”.

O Deus verdadeiro pede o pudor, e o deus do mundo pede a impureza; e os mundanos, envergonhados de se vestirem com pudor, preferem usar roupas imorais para agradarem ao deus demônio; mas não param por aqui, fazem também coisas extravagantes, como por exemplo:

Rasgam as calças e camisas e colocam alfinetes.

Retalham as camisetas de um lado para o outro para mostrarem o corpo.

Furam buracos na parte de trás da calça.

Andam com as calças e saias caindo, até parece que não chegaram a tempo no banheiro, isso para mostrarem a peça íntima.

Amarram uns paninhos no corpo.

Usam roupas curtas, transparentes e colantes.

Pintam o cabelo de várias cores e usam cortes ridículos.

Não satisfeitos com os brincos nas orelhas, colocam também na língua, no umbigo; e agora estão usando também alfinetes nas orelhas e nos lábios.

Os mundanos servem ao deus demônio com rigor, e com certeza o demônio lhes dará como recompensa o inferno eterno, onde uivarão eternamente.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O 'chifrudo' não dorme (continuação I)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

119

 

O “CHIFRUDO” NÃO DORME

(continuação II)

 

14 de novembro de 2002, quinta-feira

 

1 Pd 5, 8: “… vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar”.

 

Prezado católico, está claro que o diabo é o nosso adversário, ele trabalha o tempo todo para nos perder. O demônio odeia a Deus, que para ele criou o inferno; mas contra Deus nada pode fazer. Ele odeia os homens que, inferiores a ele por natureza, poderão um dia entrar naquele Paraíso de que foi expulso; mas contra os homens ele pode muito, e, se eles o escutam quando lhes põe na mente feias fantasias, dúvidas e blasfêmias, ele pode arruiná-los para sempre.

Católico, em 1 Pd 5, 8 diz: “… vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar”. O demônio não dorme nem tira férias, mas trabalha continuamente para levar almas para o inferno. O demônio, qual leão faminto e rugidor, gira em torno de nós procurando devorar-nos. Enquanto caminharmos no caminho da vida, rumo a uma pátria que não é deste mundo, tendo na alma uma viva aspiração a uma felicidade que ainda não vemos, o anjo das trevas detêm-no o passo.

O pecado é o nosso maior inimigo, mais nocivo do que qualquer mal, porque nos tira a amizade de Deus e é a ruína da alma. Que valem diante do Senhor as benevolências dos homens, as recomendações junto aos grandes? Quando tivermos de comparecer na presença de Deus, precisaremos ter pureza de coração. É tão grande o horror d’Ele ao pecado, que a condenação ao inferno será inevitável, e assim o leão infernal, depois de ferir-nos durante a vida, abocanhar-no-á horrivelmente depois da morte, para nos tornar eternamente infelizes.

Em 1 Pd 5, 8 diz que ele, o demônio, nos rodeia procurando a quem devorar. O seu único fim no mundo, ao qual não renunciou, é a nossa perdição, isto é, nos devorar, nos lançar no inferno, por isso, é preciso tomar muito cuidado, porque ele é um tentador atrevido que tentou o próprio Jesus Cristo. Ele não tira férias e não dorme, e tentará diariamente alcançar esse fim por todos os meios ao seu alcance.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O 'chifrudo' não dorme (continuação II)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir

120

 

O “CHIFRUDO” NÃO DORME

(continuação III)

 

18 de novembro de 2002, segunda-feira

 

1 Pedro 5, 9: “Resisti-lhe, firmes na fé…”

 

Prezado católico, em 1 Pd 5, 8-9 diz: “Sede sóbrios e vigilantes! Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé…” Esse trecho diz que o demônio é nosso adversário, é o nosso grande inimigo e que trabalha para nos devorar, para nos perder eternamente. E no versículo 9 não diz para o homem amar ou unir-se ao demônio, como está acontecendo hoje, mas nos ordena a resistir-lhe firmes na fé.

A Palavra de Deus manda o católico resistir ao demônio; resistir significa: oferecer resistência, não ceder, relutar, etc. Você não pode deixar o demônio tomar conta da sua vida, não pode ficar passivo diante desse ser terrível que trabalha para te destruir.

A Bíblia manda resistir-lhe firme na fé, isto é, manda agir com rigor, com convicção e firmeza, não deixando nenhuma brecha para ele entrar na nossa vida.

Prezado católico, nas suas tentações, o demônio utiliza a fraude, porque ele só pode apresentar bens falsos e uma felicidade fictícia, que se converte sempre em solidão, amargura e tristeza. É importante lembrar de que fora de Deus não existe nem o bem nem a felicidade verdadeira, e aquilo que o demônio oferece para os seus seguidores é pura ilusão. Você que segue ao demônio, com certeza viverá sempre mergulhado no vazio, na angústia e numa tristeza mortal.

Sabemos que o poder do demônio é limitado, e também o mesmo está sob o domínio de Deus, que é o único Senhor do universo.

O demônio não chega a penetrar na nossa intimidade, se nós não o queremos. Cassiano escreve; “Os espíritos imundos não podem conhecer a natureza dos nossos pensamentos. Só lhes é dado pressenti-los por indícios sensíveis, ou então examinando as nossas disposições, as nossas palavras ou as coisas para as quais percebem que nos inclinamos”.

O demônio não pode violentar a nossa liberdade a fim de incliná-la para o mal. Cassiano escreve também: É um fato certo que o demônio não pode seduzir ninguém, a não ser os que lhe prestam o consentimento da sua vontade”. São João Maria Vianney escreve: “O demônio é um grande cão acorrentado que arremete, que faz barulho, mas que só morde os que se aproximam dele em demasia”.

Caríssimo católico, o demônio não é brinquedo, mas sim, é atrevido; sobre ele escreve São João da Cruz: “Nenhum poder humano pode ser comparado ao seu, e somente o poder divino o pode vencer e somente a luz divina pode desmascarar as suas artimanhas”.

Como uma pessoa pode resistir ao demônio se vive na tibieza? Se não tem forças para lutar devido a sua fraqueza espiritual?

Para resistir firmemente ao demônio é preciso:

1. Oração: “Entre todos os remédios contra as tentações, o mais eficaz e mais necessário, o remédio dos remédios, é suplicar a Deus o seu auxílio e continuar a pedir enquanto durar a tentação… Eu sei que somos tentados todos os dias, todas as noites, e que o demônio não perde ocasião para nos fazer cair. Sei que, sem a ajuda de Deus, não temos força para resistir aos assaltos do demônio. Por isso mesmo diz São Paulo: “Revesti-vos da armadura de Deus para que possais resistir às ciladas do demônio…” Quais são essas armas que São Paulo nos manda revestir para resistir ao demônio? Ei-las “Orando continuamente em espírito com toda a perseverança”. Essas armas são as orações contínuas e fervorosas a Deus para que nos socorra e para que não sejamos vencidos” (Santo Afonso Maria de Ligório).

2. Penitência. É preciso fazer penitência para robustecer a alma, de um modo especial o jejum.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O 'chifrudo' não dorme (continuação III)”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/pregacoes/diversas/pregacoes_diversas_ii_06.asp

Subir